Números da 2ª edição Portugal Economia Social superam expectativas

//Números da 2ª edição Portugal Economia Social superam expectativas

COZINHA COM ALMA É A VENCEDORA

DO PRÉMIO EMPREENDEDOR SOCIAL

Números da 2ª edição Portugal Economia Social superam expectativas

7 projetos selecionados por investidores no Social Innovation Shaker

Entre 17 e 18 de novembro o Centro de Congressos de Lisboa recebeu mais de 2.500 visitantes que puderam conhecer 40 expositores e assistir a um programa que contou com 20 horas de conferências, pitches e concursos e um total de 37 oradores. Destaque para as “Mesas de Consultoria”, que disponibilizaram aos interessados consultoria gratuita sobre questões fundamentais para o sucesso dos seus projectos e que forneceram 150 consultas.

Foram apresentados um total de 65 projetos, 15 dos quais estiveram em exposição com os seus autores no espaço IES – Instituto Empreendedorismo Social e 50 integraram o Social Innovation Shaker, de onde foram seleccionados 7 projectos. O projeto vencedor da 2ª edição do Prémio Empreendedor Social foi a Cozinha com Alma.

No discurso de abertura do evento, o presidente da Fundação AIP, Jorge Rocha de Matos, sublinhou “No Portugal Economia Social vamos sentir o pulsar de um sector com uma importância crescente na economia portuguesa, a avaliar tanto pelos indicadores económicos e sociais como pelos efeitos induzidos em toda a sociedade portuguesa”, tendo reforçado a ideia de que o propósito da iniciativa “consiste em estimular a cadeia de valor da economia social, fazendo interagir um número alargado de protagonistas da sociedade civil e do sector público e privado, contando com empreendedores e investidores, business angels, empresas, fundações, mutualidades, municípios, cooperativas, IPSS, misericórdias e universidades”.

No conjunto dos 7 projetos que foram selecionados pelos investidores para beneficiarem de apoios como resultado da sua participação no Social Innovation Shaker, 3 deles bisaram, já que foram escolhidos por dois investidores. A lista de contemplados – Cozinha com Alma, Academia de Código, Mentes Empreendedoras, Inspiring Future, Book in Loop, By Ajuda de Mãe, Informática nas Freguesias da CIMRL – vai beneficiar de um conjunto de serviços que incluem desde o mentoring, à cedência de espaço para ações de visibilidade ou acesso a palcos internacionais para aferição de elegibilidade em candidatura a novos instrumentos de financiamento.

Ao longo dos dois dias do Fórum, os vários oradores discutiram um conjunto de temas do sector da economia social tendo sido elencados os vários pontos chave que devem nortear o desenvolvimento dos projetos, nomeadamente, as parcerias e a capacidade de conjugar esforços como fatores cruciais de sucesso, a integração do empreendedorismo nos currículos escolares elevando a educação a ponto central na motivação da criatividade e espírito empreendedor nos jovens, a necessidade de conciliar inovação social e sustentabilidade como forma de gerar boas ideias mas que são viáveis, o desmistificar do preconceito associado ao lucro empresarial, a responsabilidade social corporativa como missão de impacto social sustentável, entre outros.

A representação oficial na 2ª edição do Fórum Portugal Economia Social fez-se ao mais alto nível, tendo contado com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, da Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, do secretário de Estado do Emprego, Miguel Cabrita, (em representação do ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, Vieira da Silva), da secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, e da secretária de Estado do Turismo, Ana Godinho.

 

SOCIAL INNOVATION SHAKER | INVESTIDORES E PROJETOS SELECIONADOS

  • EMPIS
    • Investimento: Lugar como orador para a Conferência Europeia de Inovação Social e reunião de ativação, na qual, de forma personalizada, pode analisar-se detalhadamente as características do projeto e as eventuais condições da sua elegibilidade para candidatura a um dos instrumentos de financiamento geridos pela EMPIS.
    • Projeto: Cozinha com Alma (vencedor da 2ª edição do Prémio Empreendedor Social) – http://www.cozinhacomalma.pt/

 

  • Fundação AIP
    • Investimento: Oferta de espaço de exposição em próximos eventos de inovação social e/ou temáticos em função da natureza do projeto (ex. saúde, tecnologia, turismo, etc.) e facilitação de contactos com outros players desse setor.
    • Projetos: Inspiring Future (http://www.inspiringfuture.pt/), Academia de Código (http://www.academiadecodigo.org/), Mentes Empreendedoras (https://www.facebook.com/SomosMentes/)

 

  • Caixa Económica Montepio Geral
    • Investimento: Uma semana de incubação na Impact Hub Lisbon, incubadora internacional de impacto sua parceira.
    • Projeto: Informática nas Freguesias da CIMRL (http://www.cimregiaodeleiria.pt/)

 

  • SCML 

 

  • Laboratório de Investimento Social
    • Investimento: Duas lunch clinics
    • Projetos: Informática nas Freguesias da CIMRL e Book in Loop

 

  • IES: SBS
    • Investimento: Bolsa numa formação Scaling for Impact.
    • Projeto: Inspiring Future

 

  • Nova SBE Venture Lab
    • Investimento: Mentoria durante 1 semestre e disponibilização do ecossistema Nova SBE como Living Lab para teste e experimentação.
    • Projeto: Book in Loop (https://www.bookinloop.com/)
2018-01-18T10:45:38+00:00