Está a chegar mais um Portugal Exportador! Saiba o que não pode perder nesta 13ª edição.

//Está a chegar mais um Portugal Exportador! Saiba o que não pode perder nesta 13ª edição.

Marque no calendário: dia 14 de novembro, das 9h às 19h, no Centro de Congressos de Lisboa, na Junqueira, realiza-se a 13ª edição do Portugal Exportador, iniciativa organizada pela Fundação AIP, Novo Banco e pela aicep Portugal Global, dirigida às pequenas e médias empresas (PME) que estão a dar os primeiros passos no processo de internacionalização e que querem explorar e diversificar novos mercados de exportação.

Realiza-se no dia 14 de novembro o maior evento exclusivamente dedicado à exportação em Portugal. Serão dez horas consecutivas de negócios e empreendedorismo, com reuniões, networking, workshops, conferências, cafés temáticos e consultoria a ocorrer em simultâneo.

Pela primeira vez no Portugal Exportador será possível ver reunidos num mesmo espaço diferentes players de quatro clusters: agroalimentar, automóvel e construção, setores em que os portugueses se destacam e são exímios na produção e exportação. No agroalimentar, em fevereiro do presente ano, Portugal já tinha exportado mais 10,1% face a igual período do ano passado; na produção automóvel, 96,4% é exportação; já a produção na construção em Portugal cresceu 3,2% em abril do presente ano, mais 1,8% do que em igual período do ano passado. O quarto setor é o tecnológico, onde se insere o mercado digital, uma aposta cada vez maior por parte das empresas portuguesas: em 2017 o volume de vendas realizadas via internet cresceu 12,5% a nível nacional[i].

Nesta 13ª edição do Portugal Exportador há quatro países em destaque: Angola, China, Espanha, e Estados Unidos da América, com workshops diretamente relacionados com a economia, oportunidades e estratégias de negócio para entrar de forma segura e sustentada nesses mercados.

Estes mercados foram escolhidos tendo em conta a facilidade de acesso, à balança comercial, ao número de empresas portuguesas a exportar para esses mercados, ao potencial de oportunidades de negócio que representam e ao histórico de boas relações comerciais.

Relativamente ao ano passado, o Portugal Exportador distingue-se pela introdução de uma área premium no evento, criada com o objetivo de ir ao encontro das expectativas referidas por alguns expositores e visitantes, tais como a vinda de compradores internacionais e a obtenção de informação mais específica e detalhada por setor e mercado.

Em 2018, esta iniciativa, contou com 1500 participantes, 34 embaixadas, 16 empresas prestadoras de serviços, 8 gabinetes de consultoria, 15 câmaras de comércio bilaterais e portuguesas no exterior, 16 workshops, 32 cafés temáticos e mais de 100 oradores nacionais e internacionais. Mais informação em www.portugalexportador.pt |www.facebook.com/clubepexportador | www.linkedin.com/in/clube-portugal-exportador-187b2b105.

[i] Dados estatísticos do Instituto Nacional de Estatística (INE), da Associação do Comércio Automóvel de Portugal (ACAP), Eurostat e E-commerce Foundation, respetivamente. 

2018-10-19T11:00:31+00:00