MAIS OFERTA, NOVAS ÁREAS E NOVOS PÚBLICOS
Lisboa, 9 de julho de 2025 – A FIA Lisboa – Feira Internacional do Artesanato encerrou mais uma edição com forte adesão do público e novidades que consolidam o seu compromisso como a maior mostra de artesanato em Portugal e uma referência cultural nacional e internacional. Promovida pela Fundação AIP, em parceria com o IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional, a feira continua a afirmar-se como palco de encontro entre a tradição e a inovação.
A edição de 2025 contou com a participação de mais de 500 expositores de 36 países, sendo a Costa do Marfim o País Convidado.
A grande novidade de 2025 foi a estreia de “Design For Craft”, uma área inovadora com curadoria de Guta Moura Guedes, que propõe colocar o design ao serviço do artesanato. A exposição inaugural contou com cerca de 70 peças criadas num trabalho conjunto entre artesãos portugueses e designers nacionais e internacionais, despertando grande interesse por parte dos visitantes.
“Esta primeira edição da Design For Craft cumpriu o seu propósito: lançar um novo olhar sobre o artesanato e iniciar um caminho transformador para o sector”, sublinhou Guta Moura Guedes.
Para Carla Borges, gestora da FIA Lisboa, “esta edição representa um marco importante no alargamento da proposta da feira. Apostámos em novas áreas com o objetivo de atrair novos públicos e alargar a outros projetos, sem nunca perder de vista a essência da FIA: ser uma plataforma de valorização do saber-fazer tradicional. Esta complementaridade entre inovação e tradição é fundamental para garantir a sustentabilidade cultural e económica do setor”.
A presença de mestres artesãos consagrados e de novas gerações criativas trouxe à feira uma diversidade que reflete a riqueza e a vitalidade do artesanato contemporâneo.
A reação do público, com base num inquérito realizado pela organização, foi extremamente positiva:
• 92,9% dos visitantes classificaram a experiência como “boa” ou “muito boa”;
• 98,2% recomendariam a feira;
• 98,2% afirmaram a intenção de regressar em 2026.
Os prémios FIA 2025 distinguiram os artesãos Catarina Tudella (Artesanato Contemporâneo) e Silvestre Lopes Duarte (Artesanato Tradicional), reconhecendo o mérito e a criatividade de quem contribui para a evolução e preservação da arte manual.
A próxima edição da FIA Lisboa está já marcada: de 27 de junho a 5 de julho de 2026, na FIL – Parque das Nações, com a promessa de continuar a inovar, sem nunca perder as suas raízes.
Mais informações em: www.fialisboa.fil.pt