33ª edição da FIA Lisboa foi um êxito

Edição especial da Feira Internacional do Artesanato impulsionou a retoma do setor

Era o principal objetivo da Fundação AIP: ajudar os artesãos nacionais na retoma económica do setor. Depois de, em 2020, não se ter realizado a FIA, esta edição especial de 2021, com enfoque no artesanato português, revelou-se um sucesso, dentro das condicionantes já conhecidas.

De 4 a 12 de setembro, a FIA abriu portas no pavilhão 3, conservando o seu núcleo distintivo – uma área dedicada ao artesanato nacional, uma área dedicada ao artesanato internacional, e a zona da gastronomia. Foram cerca de 200 expositores e mais de 22 mil visitantes, que passaram pela FIA durante nove dias, numa demonstração de apoio aos artesãos e dando o seu contributo para ajudar a recuperar um setor tão profundamente afetado pela pandemia.

A Fundação AIP decidiu organizar a FIA 2021 com esse mesmo propósito, em parceria com o IEFP, tendo o mesmo sido alcançado feito o balanço final, após nove dias em que o artesanato esteve em destaque. A FIA impulsionou a retoma do setor, com um balanço positivo por parte dos expositores e com base nos visitantes.

Uma vez mais, a FIA proporcionou aos visitantes a possibilidade de aprofundarem o seu conhecimento e contactarem de perto com a excelência do artesanato português e com uma multiplicidade de artesãos consagrados que tanto têm contribuído para a preservação e conservação deste importante património da cultura portuguesa.

Aos nossos parceiros, com especial destaque para o IEFP, expositores e visitantes, a Fundação AIP expressa o seu agradecimento público, por terem contribuído de forma decisiva para ajudar a alavancar este setor e terem um papel incontornável no fomento de uma manifestação cultural tão importante no nosso país, como o é o artesanato.

A FIA Lisboa está já a preparar a edição em 2022, com uma redobrada determinação em voltar a ter uma edição sem as presentes limitações e com uma maior expressão na diversidade de expositores que, habitualmente, marcam presença na maior Feira Internacional do Artesanato que se realiza na Península Ibérica.