Está a chegar a FIA Lisboa: o maior encontro de culturas da Península Ibérica

//Está a chegar a FIA Lisboa: o maior encontro de culturas da Península Ibérica

De 23 de Junho a 1 de Julho, decorre na FIL a maior feira multicultural da Península Ibérica, que comemora a sua 31ª edição, sempre preservando a sua identidade característica. Na FIA Lisboa – Feira Internacional do Artesanato, este ano com 650 expositores, mais de 40 países representados e muito artesanato e gastronomia a marcar presença, o visitante pode experienciar uma verdadeira colisão de culturas e assistir em primeira mão arte a ser produzida.

A FIA é isso mesmo: o encontro entre culturas, em paralelo e ao vivo. De um lado temos todo o artesanato português, do outro um pavilhão inteiramente dedicado à cultura de 40 países da América do Sul, África, Ásia e Europa, cujo destaque recai sobre o país convidado, o Reino de Marrocos.

A região de Turismo do Centro é a região nacional convidada da 31ª FIA Lisboa, trazendo consigo a tradição e a tipicidade da zona centro do país, os seus costumes e tradições. Depois de, no ano transacto, a região ter sido assolada pela intempérie dos incêndios, com bravura e determinação tem-se regenerado, com uma aposta forte em dar a conhecer a sua cultura regional.

Para os mais tradicionais e que procuram revisitar a nossa cultura, no Pavilhão de Portugal é possível encontrar um pouco de todo o artesanato típico do país, desde os famosos galos de Barcelos e rendas de bilro, passando pela filigrana, pela olaria, burel e tapetes de arraiolos até aos capotes e cavaquinhos, tudo parte cultural integrante das diferentes regiões do país.

A FIA Lisboa é também o local onde encontra peças únicas que pode usar no seu quotidiano, a preços exclusivos. Biquínis, echarpes, bijuteria no geral, marroquinaria, sedas, cetins, tapetes de todos os tipos… há uma série de objectos que o visitante pode adquirir para si ou para decorar os seus espaços.

No último pavilhão da FIL encontra toda uma variedade de produtos gastronómicos das diferentes regiões do país e os visitantes podem ainda almoçar e jantar em restaurantes regionais dentro da feira!

A gastronomia portuguesa está em destaque, com mais de cinquenta restaurantes, tasquinhas e espaços gourmet, onde em família e com amigos pode saborear as melhores iguarias portuguesas. Sem ter de sair da FIL, pode provar e comprar queijo da serra, deliciar-se com uma sandes de presunto ou de torresmos, sentar-se no restaurante alentejano e comer migas ou francesinhas no restaurante típico do norte, provar as melhores cerejas do país, levar para a família todo o tipo de enchidos da melhor qualidade, isto apenas para enumerar alguma da doçaria regional e pratos típicos de Portugal.

Já o Reino de Marrocos é o país convidado. Com mais de 40 artesãos do país presentes a exercer os seus talentos ao vivo, Marrocos é um país com uma grande riqueza cultural, especialmente para os visitantes apreciadores das artes berberes. Os visitantes terão igualmente a oportunidade de ver in loco uma oficina de artesãos de calçado, assim como um showcooking com direito a degustação, demonstração de pinturas em henna, o ritual do chá, desfiles de moda e um alinhamento musical contínuo, durante todo o certame.

Na FIA Lisboa 2018 será possível assistir a uma convergência entre o tradicional e o contemporâneo. Os criadores portugueses Joana Vasconcelos, Nuno Gama e Filipe Faísca são os autores das peças exclusivas em exposição em “Herança Cultural no Design Contemporâneo”, onde demonstram essa mesma sinergia entre o passado e o futuro das artes, nas suas diferentes áreas. Uma recreação de uma oficina típica portuguesa será montada pelo Arquitecto Nuno Matos Cabral, com peças expostas escolhidas pelo próprio de artesanato tradicional de várias regiões do país.

Actuações de grupos de cavaquinhos, ranchos folclóricos e, pela primeira vez, a presença de cinco Marchas Populares de Lisboa, assistir a trabalhos ao vivo, Workshops de culinária, aprender a fazer peças típicas, entre outras actividades, representa um enriquecimento lúdico e cultural que a FIA Lisboa proporciona de forma ímpar, demonstrativos do espírito festivo e de herança cultural.

No Arraial da FIA Lisboa, os visitantes poderão comer sardinhas e outros petiscos ao mesmo tempo que assistem às actuações de algumas das marchas mais características de Lisboa.

A FIA Lisboa é o local onde pode conhecer um pouco de todo o Mundo sem sair do mesmo sítio. São mais de 31,000 m2 repletos de múltiplas culturas, com peças de artesanato e gastronomia única, a preços exclusivos.

Mais informações sobre a feira aqui.

2018-06-21T17:09:52+00:00