Cerimónia de entrega de Prémios SIL do Imobiliário 2017 distinguem qualidade, inovação e desenvolvimento

//Cerimónia de entrega de Prémios SIL do Imobiliário 2017 distinguem qualidade, inovação e desenvolvimento

Cerimónia de entrega de Prémios SIL do Imobiliário 2017 distinguem qualidade, inovação e desenvolvimento

Decorreu na FIL, no primeiro dia do Salão Imobiliário de Portugal, a já habitual cerimónia de entrega dos Prémios SIL do Imobiliário 2017. Numa Gala iniciada com um minuto de silêncio homenageando as vítimas dos incêndios que têm assolado País, as primeiras palavras do presidente da Fundação AIP, Jorge Rocha de Matos, simbolizaram o respeito e união em torno de uma fatalidade nacional, afirmando que esta gala “hoje não pode ser uma festa, mas sim um encontro de Homens, equipas e instituições que se distinguem através do trabalho num sector em franco desenvolvimento, e que promove o progresso do País nas vertentes humanas e económicas, provando com este salão a vitalidade do sector ”. 

 Os prémios SIL do Imobiliário são uma iniciativa que pretende premiar a qualidade e a inovação da actividade nos domínios da promoção imobiliária, do desenvolvimento urbano, das autarquias, das obras públicas, da habitação, do arrendamento, da construção sustentável, da reabilitação urbana e da eficiência energética.  

 A cerimónia contou com as presenças do presidente da Fundação AIP, Jorge Rocha de Matos, do presidente do Conselho Estratégico do SIL, Luís Lima, entre outras personalidades de renome ligadas à economia, engenharia, arquitectura e imobiliário em Portugal. 

 A 10ª edição dos Prémios SIL do Imobiliário reconhece e distingue personalidades, empresas, entidades e projectos que se destacam pela sua competência, qualidade e visão de futuro, sendo enquadrados em 11 categorias e 5 distinções, atribuídas pelo júri. 

 Foram distinguidos na categoria Arrendamento, Uniplaces – Plataforma online para estudantes em qualquer parte do Mundo, na Construção Sustentável e Eficiência Energética, Townhouses Lisbon Green Valley – Belas Clube de Campo, Melhor Empreendimento Imobiliário para Comércio, Serviços e Logística, Centro de Distribuição Norte – Jerónimo Martins, Melhor Empreendimento Imobiliário para Escritórios, Edifício Santander Totta, Melhor Empreendimento Imobiliário para Habitação, Condomínio do Lago – SGAL – Sociedade Gestora de Alta de Lisboa SA, Melhor Empreendimento Imobiliário para Turismo, Pestana CR7 Funchal – Grupo Pestana, Reabilitação Urbana para Habitação, Liberdade 203 – Liberdade 203 Investimentos Imobiliários, S.A., Reabilitação Urbana para Turismo, Palácio do Governador, Belém – NAU Hotels, Reabilitação Urbana para Espaço Públicos, Terminal Cruzeiro, Lisbon Cruise Terminal, Reabilitação Urbana para Comércio e Serviços, Bairro do Avillez – Grupo José Avillez, Reabilitação Urbana para Escritórios, Nova Sede Abreu Advogados no Jardim do Tabaco – Proprietário: Fidelidade Property Europe SA | Arrendatário: Abreu Advogados. 

 Os critérios de avaliação nos quais o Júri, composto pelos membros do Conselho Estratégico do SIL, se baseou tiveram em conta a natureza do prémio, e ainda, as qualidades arquitectónicas, o conteúdo conceptual da proposta e os seus contributos em termos de inovação, funcionalidade urbanística, arquitectónica, estrutural, construtiva e economia energética, a integração urbana e paisagística, as qualidades técnicas e construtivas. 

 Nas cinco distinções atribuídas pelo Conselho Estratégico do SIL, a Câmara Municipal de Lisboa foi reconhecida com a Distinção Autarquia pelo seu trabalho centrado nos cidadãos e na inovação e reabilitação urbana desenvolvida pela capital de Portugal, a Distinção Excelência foi para o MATTT – Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia, O novo MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, projecto ambicioso que fundiu o património, identidade e colecção da Fundação EDP, junto ao Museu da Electricidade, enquadrando-se facilmente nessa categoria, redefinindo o perfil da capital portuguesa, a Distinção Internacionalização foi para o Turismo de Portugal, entidade que desenvolve um sector igualmente em crescimento e intimamente ligado ao imobiliário e à captação de investidores internacionais. 

 O Professor Arquitecto Leonel Fadigas e o Dr. José António Teixeira foram reconhecidos com as Distinções Carreira Arquitecto e Personalidade SIL 2017, respectivamente, enaltecendo uma personalidade que, ao longo de uma carreira profissional tenha contribuído com obras emblemáticas em Portugal e no estrangeiro e, relativamente à Personalidade SIL, tenha contribuído com o seu trabalho para o desenvolvimento deste sector. 

 

Professor Arquitecto Leonel Fadigas 

Formou-se em 1971 em Arquitectura Paisagista no Instituto Superior de Agronomia, da Universidade Técnica de Lisboa e em 1978 em Engenharia Agronómica, no mesmo Instituto. Doutorou-se em Planeamento Urbanístico na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, em 1995, e obteve o título de Agregado em Administração Pública e Políticas do Território, em 2011, no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. 

Desde 1972 tem desenvolvido actividade profissional como arquitecto paisagista e urbanista, em estudos e projectos em Portugal, Moçambique, Arábia Saudita, Macau e Timor. 

Da sua vasta obra publicada destacam-se os livros “Território e poder – O uso, as políticas e o ordenamento” (2017) “Urbanismo e Território – as políticas públicas ”2015), “Urbanismo e Natureza – Os desafios” (2010) e “Fundamentos Ambientais do Ordenamento do Território e da Paisagem” (2007). 

É actualmente investigador do CIAUD-Centro de Estudos em Arquitetura, Urbanismo e Design da Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa e integra o Colégio Food, Farm & Forestry (F3) da Universidade de Lisboa. 

 

Dr. José António Teixeira 

José António Teixeira, licenciado em Economia pela Faculdade de Economia do Porto, cidade onde nasceu, reside e trabalha, exerce há mais de 30 anos a função de administrador executivo de empresas ligadas a vários sectores de actividade, desde o metalúrgico, alimentar e imobiliário, sector este onde é Presidente do Conselho de Administração da RAR Imobiliária desde 2001.  

Esta empresa pertencente ao Grupo RAR, um dos maiores Grupos económicos portugueses, tem-se dedicado a promover projectos residenciais de referência, alguns deles já agraciados com o prémio do Melhor Projecto Imobiliário do Ano a nível nacional, em edições anteriores do SIL.  

 

Mais informações em:  

http://www.imobiliario.fil.pt/ 

https://www.facebook.com/SIL.Imobiliario.FIL/ 

http://www.fil.pt/ 

2017-10-21T17:36:09+00:00